22 fevereiro 2011

Frei Bernardino Ricci

Uma homenagem ao Frei Bernardino Ricci por sua inestimável colaboração na aproximação entre a família Perazzo do Brasil e da Itália.

Este belíssimo folder contando a tragetória de sua vida foi feito em comemoração aos seus 90 anos de idade completos em 24 de março de 2010.






03 fevereiro 2011

Árvore Genealógica dos Perazzo na Itália



Acredito que o grande propósito deste blog é resgatar nossa memória como família que parte se encontra no Brasil e deseja encontrar seu elo no seu país de origem a Itália.

Este rascunho de árvore genealógica foi feito pelo Frei Bernardino Ricci que foi o primeiro embaixador entre os Perazzo do Brasil e os da Itália.  E em sua viagem a San Giovanni a Piro há quase uma década estabeleceu o primeiro contato com os familiares de lá e desenhou este rascunho. Sem dúvida este documento será uma referência importante para chegarmos os irmãos e quem sabe também os primos de Antônio Perazzo que lá ficaram e deram origem aos Perazzo que conhecemos e os que certamente iremos conhecer.


Valdir, temos bastante material para o início da pesquisa.  Convoco a todos que tenham documentos, cartas, testemunhos, vídeos, fotografias e gravações, a colocarem aqui neste espaço em benefício do resgate da memória da família Perazzo.

Abraço a todos,

Gustavo Perazzo Dantas

02 fevereiro 2011

Discurso de Francisco Perazzo na Capela da Fazenda Riachão em 2007 na missa em memória de seus pais Francisco Chaves Perazzo e Ana Leite Perazzo


Não sabia que tio Perazzo iria fazer um discurso naquele momento da missa esperando que fosse fazer apenas uma oração.  Por isso não estava com a câmera pronta.  Mesmo assim deu para registrar a maior parte da história de tantas que ele adorava contar.

Meu querido tio Perazzo era um dos grandes entusiastas deste movimento de resgate da memória da família e foi uma grande perda para todos nós.  Deixa muitas saudades.

01 fevereiro 2011

Álbum de fotos do Casamento de Mario e Maria Pirazzo


Inauguro este blog sobre a nossa família Perazzo com este vídeo feito na casa de Mario, Maria, Emilia e Angelo em San Giovanni a Piro, cidade natal de Antonio Perazzo que deu origem a nossa família no Brasil.  Primeiro explico o porque desses nossos primos não terem sobrenome Perazzo e sim Pirazzo:  no ano de 1928 quando o avô de Mario foi registrar seu pai no cartório, houve um erro de grafia ficando assim Pirazzo.  Porém isto não impediu que seu pai registrasse seus filhos uns como Perazzo outros como Pirazzo.  Gaetano, irmão de Mario é portanto Perazzo.

A bela família de Mario Pirazzo foi muito acolhedora e me recebeu extraordináriamente bem para um almoço de domingo quando foi feito este filme. Este que um dia possa ser utilizado nas pesquisas sobre nossa família que ficou na Itália.

Gostaria de colocar neste blog um pouco de que senti quando fui acolhido por esses primos distantes nesta pequena cidade no sul da Itália.  A sensação que tive é como se estivera na casa de um tio querido para um almoço especial de família.  Nunca imaginaria que pessoas que nunca me viram antes fossem me tratar tão bem e com tanto carinho.

O almoço foi típico italiano, com pasta feita pela dona da casa Maria, assim como o pão, o vinho feito por Mario, as frutas e verduras do próprio pomar e claro a companhia da Nona que estava presente e muito falante.

Segue fotos da família e da cidade.

Espero que este blog seja de muita utilidade para nós Perazzo nascidos no Brasil e que possamos nos aproximar tanto dos primos daqui quanto da nossa outra pátria Itália e dos que lá ficaram.

Um abraço a todos,

Gustavo Perazzo Dantas
Chegando de carro à cidade

Fotos de família

Pomar atrás de casa de onde saíram vários ingredientes do almoço

Mário com a fotos de seus pais

Mario, Maria, eu, Emilia e Angelo

Eu e a esposa de Gaetano Perazzo, irmão de Mario, na frente do pomar

Belíssima vista de San Giovanni a Piro

Mario e sua filha Emilia que me mostraram a cidade


Ao lado da Igreja de Pietra Santa onde Antonio Perazzo foi batizado

Vista do alto da torre da igreja

Pietra Santa, padroeira da cidade em ilustração na entrada da igreja que leva seu nome

Igreja e altar onde fica a imagem de Pietra Santa

Parte antiga da Igreja feita há mais de mil anos

Antigo sino da Igreja

Mais um irmão de Mario e Gaetano, este um sorridente pintor

Mais uma prima Perazzo que encontramos andando pela cidade

Esta (à esq) a única irmã de Mario (ao todo são 7 irmãos), muito simpática apesar de ter ficado viúva há apenas 3 meses. Segurava minha mão e não queria que eu fosse embora pedindo carinhosamente para que eu ficasse.