03 agosto 2011

A Memória da Família Perazzo

No início dos anos 1980, os irmãos Valdir e Argemiro Perazzo, meu tio e meu pai, eram estudantes universitários na cidade do Recife.
Desejosos de conhecerem a origem da família, começaram a estudar a língua e cultura italiana na Escola de Línguas Dante Alighieri, esta apoiada pelo Consulado Italiano do Recife.
Anos depois, em início dos anos 1990, meu tio Valdir Perazzo esteve em Roma, participando de um curso de Direito na Universidade Urbaniana.
A viagem foi inspiradora. Despertou o interesse do mesmo para saber quem eram seus ascendentes.
Em sua volta ao Brasil dedicou-se a uma longa e demorada pesquisa, em cartórios, igrejas, cemitérios, museus, arquivos públicos, em repartições públicas do governo, consulados e embaixada italiana, bem como entrevistando os parentes de idade mais avançada.
Obteve a cidadania italiana em 21 de dezembro de 1998 e compaginou toda a História de luta e dedicação de amor para com a família Perazzo, no livro "DA ITÁLIA PARA O BRASIL: OS PERAZZO EM PERNAMBUCO OU COMO OBTER A CIDADANIA ITALIANA.".
Uma vez obtida a cidadania italiana e já de posse do seu passaporte, agora com dupla-cidadania, pela vez primeira viajou a Itália e visitou a terra do fundador da sua família em Pernambuco, seu bisavô Antonio Perazzo: San Giovanni A Piro, na província de Salerno, na região da Campania.
A partir de então, já visitaram San Giovanni meu pai e minha mãe, Argemiro Perazzo e Rosalva Perazzo, minha prima Carolina Perazzo, meu primo Gustavo Perazzo e eu mesmo. Lá desfrutando da hospitalidade dos parentes, Mario e Antonieta Pirazzo e seus filhos Angelo e Emilia Pirazzo; Gaetano(in memorian) e Gaetana Perazzo e seus filhos Claudio e Stefania Perazzo; Giovanni e Maria Giovanna Perazzo e seus filhos Valentina, Marcello e Alessandro Perazzo, entre outros parentes.
Esse resgate da memória que meu pai e meu tio já obtiveram, me proporcionou um curso de italiano na cidade de Salerno, na Accademia Italiana (http://www.accademia-italiana.it/it.html). Em Salerno, enquanto estudava a língua e cultura italiana, desfrutei da hospitalidade e apoio da família Perazzo(Giovanni, Maria Giovanna, Valentina, Marcello e Alessandro).
No ano de 2010, meu tio Valdir Perazzo participou de um Congresso de Teosofia na cidade de Roma, ocasião em que visitou, em Salerno, a mesma escola e os parentes acima referidos.
Para o ano de 2012, meu tio Valdir Perazzo que fundou a Associação Danti Alighieri no Estado do Acre, Amazônia brasileira, dando prosseguimento ao resgate da memória e cultura italiana planeja estudar italiano em Camerino na Escola Danti Alighieri(http://www.scuoladantealighieri.org/camerino/camerino.html), se fazendo acompanhar do seu filho Filipe Perazzo, sua companheira Regina Pessoa, suas sobrinhas, minhas irmãs, Virgínia e Maria Augusta Perazzo e eu mesmo, Álvaro Perazzo. Es, em voo de pássaro um pequeno bosquejo de como estamos resgatando a saga dos Perazzo.

Álvaro Monteiro Perazzo.

Da Itália para o Brasil: Os Perazzo em Pernambuco




Valdir Perazzo em co-autoria com Elisa Perazzo, Rossini Correia e Sandra Perazzo é autor do livro intitulado "DA ITÁLIA PARA O BRASIL: OS PERAZZO EM PERNAMBUCO."

Os membros da família Perazzo e aqueles que se interessem por genealogia e informações de como obter a cidadania podem adquirir um exemplar da obra, mantendo contato diretamente com o autor, contantando-o em seu e-mail (valdirperazzo@uol.com.br), ou através do contato com o blog.

O custo será apenas das despesas de postagens. Portanto, o valor fica mais acessível e sendo apenas simbólico.

Abraços a todos,

Álvaro Monteiro Perazzo.